Tropas israelenses reforçam a fronteira com Gaza após duas tentativas de infiltrações terroristas, e no preparo de uma eventual invasão terrestre; Netanyahu: “Cessar-fogo não é considerado”; Israel mata Iman Siam, Chefe de Operações de Foguetes do Hamas
A operação de Israel na Faixa de Gaza entrou em seu terceiro dia nesta quinta-feira, foguetes foram disparados em direção à cidade de Mitzpe Ramon, a cerca de 105 quilômetros de distância, o ponto mais distante ao sul que os mísseis do enclave controlado pelo Hamas já teriam alcançado. Os foguetes foram interceptados pelo sistema de defesa antimísseis Iron Dome, como foram os foguetes disparados em direção a cidade de Dimona, perto de uma instalação nuclear de Israel, pelo segundo dia consecutivo. O Hamas anunciou que os foguetes em direção a Mitzpe Ramon tinham como alvo uma importante base aérea que lá existe.
Autoridades palestinas afirmam que 77 palestinos foram mortos na operação “Proteção de Borda.” Fontes militares seniores, citados pela imprensa israelense, disseram que uma decisão sobre a possibilidade de lançar uma incursão terrestre em Gaza será feita dentro de dois a três dias.
Nesta quinta-feira pela manhã, fontes militares informaram que 255 foguetes de Gaza já atingiram Israel e 785 alvos em Gaza foram atingidos por Israel a partir do ar e do mar. Entre os alvos, 513 eram lançadores de mísseis e 46 eram casas dos comandantes do Hamas. O sistema de defesa antimísseis Iron Dome interceptou 70 foguetes.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai realizar uma reunião de emergência sobre a crise às 14:00 h GMT, e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, deve dar o mais recente report sobre a situação no terreno, seguido de consultas a portas fechadas entre o Conselho de 15 de membros.
A IAF- Força Aérea de Israel tem avisado por telefone aos residentes das casas de terroristas, na Faixa de Gaza, para que abandonem o local pois será atacado em minutos. A grande maioria sai, mas alguns sobem para o telhado buscando fazer um “escudo humano” que evite o bombardeio.
A maior dificuldade de ação contra as plataformas lançadoras de foguetes palestinos é o fato de estarem instaladas ao lado, ou dentro, de escolas, hospitais e mesquitas.
Últimos desenvolvimentos, em ordem decrescente:
-Um carro cheio de explosivos foi parado em um bloqueio na estrada quando a caminho da Cisjordânia para atacar em Israel.
-Israel matou o Iman Siam, Chefe de Operações de Foguetes do Hamas, a maior figura palestina morta na operação
-53 foguetes já foram disparados de Gaza, nesta quinta-feira, sendo 16 interceptados.
-O ministro da Defesa de Israel, Moshe Yaalon, disse que “O Hamas continuará a sofrer golpes agressivos nos próximos dias, com o poder e a extensão necessária, até a volta da calma para as comunidades do sul.”
-O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse hoje durante a reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa, que um cessar-fogo com o Hamas não está sendo considerado no momento. Netanyahu também disse que Israel tem o apoio do mundo.
-Vários foguetes foram disparados em direção ao centro de Israel, incluindo Tel Aviv e Jerusalém.
-Duas tentativas de infiltração por via marítima, defronte o kibutz Zikim, foram detectadas por Israel e os terroristas foram mortos
-Ambulâncias evacuaram feridos de Gaza depois que o Egito abriu a fronteira de Rafah. Israel permitiu que mais de 200 caminhões que transportavam mercadorias entrassem na Faixa, nos últimos três dias.
-Dois foguetes disparados de Gaza caíram em Tel-Aviv. Várias pessoas foram tratadas com choque emocional. O Hamas reivindicou a responsabilidade
– O município de Haifa pediu para que sejam removidos todos os materiais perigosos estocados no porto
-Vários foguetes de Gaza foram interceptados sobre as cidades do Neguev de Dimona e Mitzpe Ramon. Mitzpe Ramon, situada a 105 quilômetros de Gaza, é o local mais distante, ao sul, onde os foguetes já alcançaram. Esta é a segunda tentativa de atacar Dimona, situada perto do reator nuclear de Israel, em dois dias. O Hamas disse que os foguetes eram destinados a principal base aérea em Mitzpe Ramon.
-As sirenes tocaram, mais cedo, em toda a área de Tel Aviv, explosões foram ouvidas, e dois foguetes disparados de Gaza foram interceptados. Fragmentos cairam em Tel Aviv perto de um posto de gasolina. Não há feridos.
-Onze pacientes de Gaza estão internados no hospital israelense em Haifa.
Você precisa fazer log in para comentar.