TUTORIAL DE COMO USAR GRIDS, PROPORÇÃO ÁUREA E DIAGONAIS EM DESIGN GRÁFICO DE EMBALAGEM

Novo DESIGN de Niely Gold Água de Coco - agência design Branding e embalagem thiago carneiro L'Oreal

Este artigo ainda será continuado na aba portfólio do meu blog. Mantenha contato comigo nas minhas redes sociais.

 

 

BS”D

Arquitetura de informação

COMPARATIVO

USER INTERFACE

Por falta de tempo, irei alimentar aos poucos o processo de construção deste Design. Lembrando que a marca já tinha uma identidade visual e uma arquitetura básica, que já à identificava. Independente se gostamos ou não destes elementos, a marca construiu essa comunicação e deu certo. Para mudar, deve-se trabalhar um estudo de UX para aferir quais são os desejos reais e utópicos dos consumidores desta marca.

Por isso, meu trabalho era deixar o design mais orgânico, fluído bonito e estético. Lógico que tentei ao máximo aplicar idéias de UX para a melhoria. Algumas entrevistas foram feitas no processo. Algumas pesquisas de mercado e de posicionamento de marca.

No caso deste projeto, o cliente tinha seus problemas já definidos. Precisávamos deixar a marca mais atrativa e mais bem posicionada no mercado masculino. Esse também era um trabalho de branding, para reposicionar a marca da linha, ou seja, NIELY GOLD FOR MEN. Isso, tanto no universo de cor, quanto em fontes.

TIPOS DE DIAGRAMAÇÃO

Existem muitos tipos de diagramação para a construção de embalagem. Você pode escolher muitos tipos de grid e de diagramas. Eu gosto de começar pelo básico.

Alguns DESIGNERS diagramam seus projetos gráficos separando o label (rótulo) do frasco. Entretanto o consumidor, ou usuário não vai ser impactado pelo rótulo sem o frasco. Por isso, diagramar label separado do frasco é um grande erro.

OMBROS

Sei que muitos ficarão tentados a separar a garrafa da tampa por causa dos ombros, mas se não houver uma separação significativa, a tampa ainda faz parte do mesmo organismo do corpo. Lembre-se design imita as formas orgânicas dos seres vivos. Cabeça, ombros e membros são parte de um mesmo corpo.

REGRA DOS TERÇOS (DIAGRAMAÇÃO) + TAXONOMIA

Essa regra de geometria ajuda e muito na construção de um bom Design. É através dela que você pode posicionar seu produto em valor de preço. Isso é importante, mas falaremos disso a diante. Comunicar exatamente o preço de seus produtos com o visual é extremamente importante para não ter uma marca esquizofrênica e mentirosa, gerando insatisfação ao seu usuário. Mas agora, esse grid vai funcionar somente como um organizador de conteúdo. Separando os quadrantes para facilitar a arquitetura de informação. Normalmente uso a técnica de UX de taxonomia da informação. É semelhante a disciplina de biologia, porém agrupamos informações semelhantes em setores do layout. Isso facilita ao usuário encontrar informações que são relevantes em seus sub grupos ou categorias.

Perceba abaixo que os elementos e palavras entre “SHAMPOO” e “NUTRE E REFORÇA”, tocam exatamente as linhas que separam o quadrante do meio. Nos quadrantes centrais aplicamos os elementos que mais identificam a marca e o que precisa ser identificado de imediato. A marca NIELY GOLD já era conhecida pelas mulheres, e reconhecida por homens por patrocinar programas como BBB. Então a palavra “Gold”, “FOR MEN”, “SHAMPOO” e o selo “MAX QUERATINA+” eram pontos importantes a serem comunicados. Tentei ao máximo deixar a palavra MEN no centro do Pack, mas como falei acima não podia mudar demais a estrutura da embalagem.

Na imagem abaixo você vai perceber que tentei dar um maior nível de sofisticação ao design para agregar maior beleza e estilo. Você deve se lembrar que havia a limitação de não se afastar demais o layout original (a linha Niely Gold feminina), que já tinha uma identidade pre-definida.

ANTES-DEPOIS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s