Cientistas influenciadores e contribuições

Se você é um espectador assíduo da plataforma do You Tube é capaz de já conhecer ou ter ouvido falar de canais como o Ciência Todo Dia, Blablalogia, ­­ ­Pirula, Nerdologia, Meteoro Brasil e outros que são encabeçados por pesquisadores e cientistas com a pretensão de divulgar informações com base em dados e pesquisas com citação de fontes.

Depois de muitos escândalos e processos envolvendo pessoas que buscavam visualizações e engajamento a qualquer custo na internet houve uma tomada de consciência sobre o teor e os efeitos dos conteúdos por conta das plataformas.

A comunidade científica parece ter acordado para o distanciamento da população. Os próprios indivíduos que compõem a academia passaram a produzir e divulgar materiais na busca de diminuir essa distância com abordagens mais próximas do entretenimento.

O desafio se coloca diante de produções baseadas em pseudociências com cunho meramente voltado à diversão do público que acabam sendo tomados como verdades absolutas e propagados como opiniões de indivíduos que tomam para si o título de professores sem atuação efetiva como tal.

Conhecimento como arma contra teorias conspiratórias

A tendência no crescimento de produtores de conteúdos pautados por pesquisas profundas e factuais é uma luta contra a informação tendenciosa e polarizada que toma vulto no território brasileiro através da política.

Com a divulgação cada vez maior de notícias falsas e crenças em teorias conspiratórias por cada vez mais indivíduos, as consequências são grandes. Entre elas há o surgimento de epidemias que antes estavam extintas e a possibilidade de que os danos ao meio ambiente causem a extinção da espécie humana em muito pouco tempo.

close up photography of leaves with droplets
Foto por sohail na em Pexels.com

Florestas e queimadas

Apesar das primeiras negações do governo brasileiro diante dos dados registrados por um órgão sério (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE), o aumento de queimadas na região de floresta amazônica já era real.

Na contramão de um possível aumento da consciência ambiental ao longo dos últimos anos a população brasileira parece apoiar uma política de desenvolvimento nada pautada em sustentabilidade. Fato que tem causado desgaste diplomático entre o Brasil e o bloco econômico mais importante do mundo, a União Europeia.

O papel do influenciador

felipe_neto

Com uma aparente conscientização para a importância da responsabilidade atribuída a cada indivíduo produtor de conteúdo nos meios digitais, e as penalizações por conteúdos classificados como materiais de pouca qualidade, há o vislumbre de mudanças comportamentais.

O influenciador Felipe Neto se envolveu em uma polêmica há muito pouco tempo com o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella. Um produtor de conteúdo voltado ao público infanto-juvenil que se posicionou em favor da liberdade de expressão diante de uma tentativa de censura religiosa e tem sofrido retaliações desde então.

Para esse caso, em especial, foi necessário que ele produzisse um conteúdo voltado aos pais e demais adultos responsáveis por jovens e adolescentes que acompanham seus conteúdos. Uma demonstração da importância de uma atuação pautada pelo posicionamento transparente sobre o conteúdo apresentado.

@laissalencar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s