O QUE É DESIGN NESTE PROJETO?
Acho muito importante contextualizar o que é design, nem toda a audiência do blog sabe exatamente o que é design. Design é o ato de projetar, dar desígnio a algo. Meu trabalho neste projeto foi trabalhar as técnicas que design que tenho domínio. Ou seja, arquitetura da informação, semiótica, experiência com usuário, e estudo de valor de marca. O visual, posição de informações, escolha de fontes e signos usados nada mais são do que minha leitura e percepção destes processos. Processos estes presentes em diversos livros básicos de design e comunicação de marca.

Assista também:
O DESAFIO
A L’Oreal adquiriu uma das marcas brasileiras mais populares, iconográfica, amplamente conhecida, com fãns, com haters e com uma história recente desucesso quando se trata de identidade de marca. A missão de trabalhar uma LINHA DE PRODUTOS com embalagem moderna consistente e que gere valor, segurança, respeitando a história da marca, mas doando mais modernidade para consumidoras da maior multinacional de beleza do mundo é um baita desafio.

HISTÓRICO COM A MARCA
Quando cheguei na marca, fui direcionado à pesquisas de usabilidade do núcleo de outra categoria.Trabalhar Ux e ter contato com consumidores é uma obrigação para quem deseja trabalhar com design nos dias de hoje. Na época tivemos contatos com consumidoras e aprendemos muito sobre o ponto de vista destas consumidoras classe “C” com o Branding de Niely Gold. Então meus primeiros contatos mais profundos foram de Branding e Ux e foi excelente para nossos primeiros resultados positivos com a marca.

MINHAS METODOLOGIAS
Branding, Ux Design, usabilidade, ergonomia, Semiótica, Arquitetura da informação e simetria.

PLANO DE AÇÃO
Depois de obter contato mais profundo com o que consumidoras e não consumidoras pensavam sobre a marca decidi aproveitar o sucesso que obtivemos com a semiótica e usabilidade básica aprendida nos estudos de outra a categoria. A premissa Inicial era que a marca não fazia uma evolução fazia muito tempo. Eu queria transmitir confiabilidade e modernidade para as não usuárias, já que por anos a marca e produto não tiveram mudanças tão surpreendentemente significativas. Isso na visão das consumidoras.
Depois de ter 3 dos meus designs aprovados fiquei feliz com a arquitetura recente atual, já que segundo teóricos da comunicação mantém alguns pontos chave para ganho de tração para com usuárias. Para entender melhor procure meu artigo sobre quando mudar sua marca.
A Embalagem da linha água de coco, foi projetada para ser alegre, moderna. confiável e que respeitasse os principais códigos da marca Niely Gold.
Trabalhei bastante no que se refere à proporções, arquitetura de informação, irecionamento semiótico e método de busca de usabilidade. Tudo isso dentro de um grid e regras de uso para manter a simetria das demais aplicações.

CÓDIGOS DE SEMIÓTICO DA EMBALAGEM
A marca Niely tem como principal característica a felicidade, seguidos de rapidez, verdade, proximidade e preço justo. Quanto aos códigos visuais aproveitei o sorriso do shape principal. Na entrevista vi que uma consumidora fez o sinal do “+” que foi sinalizado com as mãos. Além de que ícones, são parte das características da marca. Minha idéia era que esse símbolo ficasse geograficamente próximo de onde os 2 quadrados de MaxQueratina ficavam, como uma espécie de compensação visual para as consumidoras e uma forma de manter o código de marca. Cada elemento foi projetado com semiótica para transmitir o sentimento que era necessário para dar uma imagem e maior credibilidade e superioridade em relação ao layout original.

Deixe uma resposta