Em entrevista, Mari Morena fala tudo sobre empoderamento da mulher – Cabelo cacheado, Low poo e no poo, preconceito e racismo


Quer um
treinamento GRÁTIS?
GANHE UMA RENDA EXTRA PELO INSTAGRAM
REVISTA YOU MUNDO: Qual o propósito principal do seu canal?
Mari MORENA: O propósito principal do meu canal é divulgar informações sobre cuidados naturais com cabelos crespos e cacheados, visando aumentar o empoderamento e a auto estima da mulher negra/ cacheada. Eu sempre quis que o foco do meu canal fosse esse: informações úteis e bem apresentadas. É muito importante pra mim que as pessoas que me sigam o façam não por gostarem (apenas) de mim ou da minha personalidade, mas sim por gostarem do conteúdo do meu canal.
REVISTA YOU MUNDO: Qual a rede social que você mais gosta de Usar?
Mari MORENA: Eu tenho gostado cada vez mais de usar o instagram. Acho que é uma rede social que me proporciona bastante proximidade com as minhas seguidoras, principalmente agora que eles incluiram o “insta stories”.
REVISTA YOU MUNDO: Já pensou em desistir? Qual foi o momento do seu canal que você pensou em desistir?
Mari MORENA: Nunca pensei em desistir do meu canal, mas já tive que fazer algumas pausas nos vídeos por falta de tempo ou por falta de motivação. Acho que isso é relativamente normal pra quem trabalha com produção de conteúdo.
REVISTA YOU MUNDO: Qual foi o primeiro vídeo do teu canal que estourou?
Mari MORENA: Acho que foi o meu primeiro vídeo, que é sobre as técnicas do No e Low Poo. Na época eu imaginava que quase ninguém fosse vê-lo mas ele acabou atingindo milhares de pessoas já nos primeiros dias. Foi algo extremamente inesperado para mim.
REVISTA YOU MUNDO: Você causa um impacto de orgulho muito forte para as mulheres cacheadas. Você tem consciência que essa é uma revolução não somente em estética, mas social? Qual o feedBack que você recebe desse impacto?
Mari MORENA: Como eu sempre digo: “Não é só sobre cabelo, é sobre identidade”.
Recebo muitas mensagens de pessoas que passaram a amar os seus cabelos crespos e cacheados depois de começarem a assistir os meus vídeos. Esse tipo de feedback é o que me dá mais forças pra continuar com o canal. Poder ajudar as pessoas a fazerem as pazes com os seus cabelos e a se amarem do jeito que são é algo que não tem preço. Quem já passou pelo processo de brigar e não aceitar o próprio cabelo/a própria identidade sabe o quão importante e profunda é essa de “retomada de si”. Poder ajudar as pessoas com isso é a minha grande motivação.
REVISTA YOU MUNDO: Entendemos que você teve muitas mudanças com o lançamento de seus produtos, sua vida mudou bastante na trajetória do canal e de sua trajetória como empresária. Mas mesmo com tantas conquistas você sofreu muitos preconceitos? Seja por idade, ou por seu projeto ou por sua condição?
Mari MORENA: Eu acho que um dos maiores preconceitos que nós “blogueiras/youtubers de beleza” sofremos é quando o nosso conteúdo é taxado como fútil ou superficial. Na minha opinião, essa é uma forma um tanto distorcida de ver o nosso trabalho. Beleza e vaidade não são necessariamente algo superficial já que estão muito atreladas à auto estima e à confiança da mulher. Principalmente no caso da mulher negra, que tem que se impor para não ser deixada às margens dos padrões de beleza dominantes, muitas vezes eurocêntricos e racistas.
REVISTA YOU MUNDO: Quais são seus projetos para o futuro, tanto para o canal quanto para seus produtos?
Mari MORENA: Quero me dedicar cada vez mais ao canal para melhorar tanto o meu conteúdo quanto a qualidade dos meus vídeos. E lançar muitos outro produtos com a minha marca que tenham foco no cabelo cacheado e crespo. Esse tipo de cabelo foi negligenciado pela indústria de cosméticos por muito tempo, mas chega disso.
REVISTA YOU MUNDO: Qual a dica pessoal você pode dar para as meninas que estão começando a técnica ou que estão insatisfeitas com seus cabelos?
Mari MORENA: Acho que as dicas principais são: tenha paciência e conheça o seu cabelo. Muitas vezes a gente pode ficar frustrada ao perceber que algo que funciona pra outra pessoa não funciona no nosso caso. Mas cada cabelo é um cabelo. Teste diferentes produtos, diferentes finalizações e vá descobrindo que tipo de resultado você mais gosta. Pois o mais importante é exatamente isso – VOCÊ gostar e se sentir confortável com a forma que o seu cabelo está. Isso pode demorar um tempo, principalmente quando estamos passando pela transição capilar. Mas quando você tiver feito as pazes com o seu cabelo natural vai perceber que tudo valeu a pena.
REVISTA YOU MUNDO: Você poderia nos dar algumas dicas para quem quer começar uma carreira de criação de conteúdo?
Mari MORENA: A minha dica principal é faça vídeos que você gostaria de assistir. Você nunca vai conseguir agradar a todo mundo ou atender todos os critérios das pessoas, então tente agradar a si mesma. Sempre que eu faço um vídeo ou tenho uma ideia pra algum conteúdo penso: eu gostaria de ler/ouvir sobre isso? Como eu acho que isso poderia ficar mais interessante e didático? A única coisa que o seu canal tem que os outros não tem é você, então deixe a sua personalidade verdadeira transparecer nos vídeos também.
REVISTA YOU MUNDO: gostaríamos de agradecer e muito a Mari Morena que foi muito simpática e receptiva conosco e aceitou conceder essa entrevista, que com certeza vai ajudar e muito nossas leitoras. Esperamos que vocês que nos leem nos acompanhem para esta e mais entrevistas com outras influenciadoras. Em breve postaremos em nosso canal no Youtube uma entrevista em vídeo com Mari Morena que já aceitou dar uma entrevista exclusiva.
Acompanhe-nos em nossas redes sociais e também de Mari abaixo.
https://www.instagram.com/mariiimorena
https://www.facebook.com/mariiimorena
http://www.mariiimorena.com/
twitter.com/RevistaYouMundo
Deixe uma resposta